Reflexões sobre os rumos da Odontologia

Já dizia o papa Pio XII (1876-1958) : “A Odontologia é uma profissão que requer daqueles que a exercem o senso estético de um artista, a destreza de um cirurgião e a paciência de um monge”.
Em verdade, a odontologia é uma profissão de fá, que exige de que quem a pratica, além de professar diariamente a sua fé em Deus, é uma profissão de fé... No sentido literal da palavra, praticá-la é um eterno confiar... no futuro, no amanhã, na melhora, no porvir, enfim, é ter fé!
Ser dentista é ter que trabalhar no seco em ambiente molhado, é ter que achar espaço em ambiente fechado, é ter que achar luz em uma cavidade escura, trabalhar com instrumentos grandes em uma boca muitas vezes pequena.
Ser dentista é tentar descontruir uma pecha, um defeito, uma falha, uma imperfeição. É se dedicar de corpo e alma a quem o rechaça.
Não é exagero não!
Quem de vocês declara a plenos pulmões: Eu amor meu dentista? Só a mulher dele!
Ninguém ama seu dentista. Ninguém vai sorrindo ao dentista.
Herdamos anos de maldição. A evolução da odontologia hoje ainda fica escondida sob o manto da dor, do sofrimento, da tortura!
Há pacientes que preferem a morte. Literalmente, por que não ir ao dentista, significa mesmo, salvo algumas exceções, a morte de um dente, significa negligenciá-lo. Negligenciar a sua dor, até que ele seja aniquilado, apodrecido por uma doença que é a cárie, até que não lhe reste alternativa a não ser a extração.
Aliás que brutais as denominações em odontologia... extração! Eu acho bárbaro! Odeio extrair, remover subtrair, extirpar, amputar, mutilar alguém! E o interessante é que a odontologia é tão relegada a último plano, que os pacientes chegam a brigar para ser mutilados...
A odontologia está tendo que brigar ferozmente por seu espaço na saúde! Até então saúde é com o médico, o dentista só presta pra arrancar dente!
Nunc a! Somos profissionais de saúde, não de doença, somos odontólogos, não açougueiros. Não ficamos anos em uma faculdade para a prender a mutilar bocas, a ceifar orgãos... Isso os práticos já faziam há anos. Não há ciencia na extração, exodontia nada mais é do que o atestado de que não há mais tratamento.A ciência reside justamente no tentar mudar esses conceitos.
É aí que mora a esperança na Odontologia!
By Krika!

0 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...