Ignorância

     É interessante perceber a arrogância e o preconceito com que às vezes nos referimos a quem ignora: IGNORANTE!  Mas se pensarmos bem, ignorância nada mais é que uma lacuna; um espaço a ser preenchido.
    Ignorância é a necessidade de aprender; e como ninguém sabe tudo, somos todos um pouco ignorantes a respeito de alguma coisa.  Eu por exemplo ignoro completamente física quântica; não faço idéia de como construir uma nave espacial. Há pessoas que ignoram a teoria dos universos paralelos, outras ignoram a existência de Deus, os sentimentos alheios...
    De toda sorte, o importante é ter consciência de que, mais que o "conhecer", que conduz a um orgulho pueril; É o "ignorar", que nos traz a humildade de querer aprender.
    Tão infantil quanto acreditar que há príncipes encantados e princesas de contos de fada,  o estereótipo do perfeito, é não acreditar que somos perfectíveis.  Tá bom, o mundo anda complicado! As pessoas às vezes são bem difíceis, mas todo mundo pode mudar, desde que perceba que precisa aprender mais, conhecer melhor, ver de uma maneira diferente.
    Ninguém é o dono da verdade. Aliás, se pensarmos bem, o que é a verdade ? A verdade é a mais relativa das realidades. Muda de acordo com quem a diz, com os fatos, com os argumentos, com os fins, que muitas vezes justificam os mais escabrosos meios.
    A verdade é muito relativa para ser considerada conclusiva, até que se conheça todos os fatos. Nada é absoluto! Frente ao universo desconhecido, nossos conhecimentos são uma quimera.
    Só de pensar no quanto desconhecemos, deixamos nós de ser um pouco ignorantes.  Sim, são as perguntas que movem o mundo.
    Pare, pense, questione-se. Seja a mudança que você espera para o mundo!
By Cris Vaccarezza

1 comentários :

Maxwell Soares disse...

A vida é um aprendizado. Engana-se aquele que pensa saber de tudo... É isso, na verdade, a mais pura ignorância.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...