O bem e o mal

Vivemos embalados pela dicotomia entre BEM e MAL. Na busca do equilíbrio trilhamos nossas vidas, tentados constantemente pelas más inclinações do "capetinha" e pelos apelos do "anjinho" interior que nos impele ao caminho do bem.
Eu particularmente nunca acreditei em demônios, ou em um demônio, diabo, ou coisa parecida. Nunca acreditei em ninguém que pudesse ter poderes similares aos de Deus. Pra mim, só há Deus! Só existe o bem. O mal é uma ilusão que criamos pra mascarar as nossas próprias imperfeições. E é justamente por ignorar os sentimentos dos outros que às vezes fazemos o mal. Pra mim, não há ninguém mal. Há apenas os que ainda não se tornaram bons. Nunca acreditei na existência do mal, da maldade, da perversidade. Apenas na ausência do bem.
Em minha cabeça, a coisa é descrita mais ou menos assim. Há um Deus, infinitamente bom, ao ponto de respeitar as nossas escolhas, pois sabe que somente a partir delas e de suas consequências é que crescemos em direção ao bem. Para mim, o bem é a luz. E o mal é apenas a ausência dela. deus não é vingativo, nem castrador, nem violento. Deus é PAI, educador, infinitamente bom.
O mal é uma ilusão! É fruto da nossa ignorância aos sentimentos alheios. Nós, seres humanos, como ainda ignoramos muito, ainda não somos bons, e por isso ainda existe o mal. No dia em que a humanidade suplantar a barreira do egoismo, e for capaz de sentir a dor do outro, não haverá mais mal.
As pessoas me falam, você deve estar louca! Como assim, não existe mal em um mundo onde um pai mata a sua família e se suicida, onde um louco entra em uma escola e mata crianças, onde há pessoas passando fome, onde crianças morrem à míngua na África, onde se mata no trânsito, onde mães jogam no lixo bebês recém nascidos, onde se pratica o aborto. Mas nada disso existiria se pensássemos no outro, nos sentimentos do outro, nos direitos do outro, se respeitássemos mais o outro.
Se pensarmos bem, somos nós mesmos que causamos o mal. E quando o fazemos, não estamos possuídos por nada nem por ninguém, além da nossa própria ignorância, egoísmo e falta de amor ao próximo. Mas culpar o demônio dá menos trabalho!
Pense em como você se sente quando ouve "Imagine" do Jhon Lennon, ele diz imagine todas as pessoas vivendo a vida em paz. Interiormente você sabe, ele está certo! Mas dá tanto trabalho ser bom. Então por que deixar de fazer as coisas que me dão prazer? Por que perdoar aquele que me magoou? Por que eu vou dividir o pão com alguém, se eu tô com fome? Por que eu vou querer ser bom, se ninguém é bom comigo? Ghandi já dizia: "Olho por olho e a humanidade acabará cega!" É preciso haver compaixão, tolerância, compreensão, persistência no bem.
A propósito, existe escuro? Exite trevas, escuridão? Não! Fisicamente falando, não hã escuridão. Só há a luz e a ausência dela. Escuridão para a física é apenas a ausência da luz. O que acontece em um quarto escuro? Medo, pavor? E se você acender um fósforo em um quaro escuro? Todo o  ambiente se ilumina um pouco. E uma vela? Já teria uma luminosidade maior. Se acendermos uma lâmpada, tudo ficaria mais claro, se abrirmos a janela, o sol poderá extinguir as trevas.
Que possamos começar riscando um fósforo de bondade dentro de nós para que no futuro, esse bem cresça a ponto de extinguir completamente as trevas do egoísmo, da ignorância e derrotar o mal dentro de nós! Só acendendo nossas luzes interiores é que o mal, será extinto.
By Cris Vaccarezza

1 comentários :

Maxwell Soares disse...

"O Bem e o mal". Isso me fez lembra Nietzsche - "Além do bem e do mal". Estou postando uma série sobre este filósofo. Um abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...