Quando eu crescer

Mãe, você quer que eu seja o que, quando eu crescer? Feliz, minha filha! Quero que você seja muito feliz!
Quando recebi minha filha em meus braços há quase quinze anos, lembro que olhei pra seu rostinho frágil e me perguntei o que seria dela. Que rumos iria trilhar, que escolhas faria, que idéias teria, que tipo de ser humano ela se tornaria.
E me coloquei na posição de quem recebe presente valioso e não sabe exatamente que destinação lhe dar. Deus me dera um presente precioso, mas não mandara o manual de instruções. Não havia naquele pacotinho nenhuma informação a respeito de quem era aquele ser. Muito menos de como orientá-lo, cuidar, proteger, orientar, educar.
Deus é um sábio maravilhoso! É a própria sabedoria. E no lugar de respostas, me enviou uma interrogação, uma questão aberta, um mundo de possibilidades. E, como me confiou um filho seu, também me dizia: É tua a responsabilidade pelo que ensinares. Embora seja dela a responsabilidade pelo que aprenderá e colocará em prática.
Educar é um desafio. Os moldes de educação tradicional, ainda nos remetem à automatização do pensamento. Repetição. Memorização, como formas de aquisição de conhecimento.
Na minha opinião, de nada lhe será útil um extenso cabedal de conhecimento, se você não souber geri-lo em seu proveito e em prol da humanidade.
Pra mim, educar um ser é antes de tudo moldar-lhe um caráter baseado na ética, no respeito ao semelhante, na não violência e no espirito de solidariedade. Em segundo lugar, é importante ensiná-lo a pensar. Fomentar nele a necessidade de formular as perguntas, compreendê-las e buscar as respostas.
Um ser humano integral, deve ter um ideal de coletividade, deve saber que a sua família é um núcleo, formado por pessoas imperfeitas, situados em uma célula maior que é a sociedade humana. E é nesse meio social que ele terá que interagir, sendo útil para seu sustento e sendo solidário. Sem no entanto, se deixar contaminar pelas influencias viciadas que vierem dela.
Educar, para mim, é procurar desenvolver caracteres biológicos, psíquicos e sociais. Pois de nada valerá um filho gênio, incapaz de conviver com seus semelhantes, ou incapaz se lidar com as intempéries do mercado de trabalho. De nada valerá criar um pequeno tirano. Alguém que por mais que tenha, jamais será capaz de conquistar a própria satisfação, por achar que o mundo lhe deve algo. Estaria criando um ser humano incapaz de ser feliz.
Acho que a pedagogia de Deus é perfeita. Pai justo e bom, nos educa a partir de nossas próprias demandas, pois cada ser humano é único. Perdoa nossas falhas, desde que nos comprometamos a reparar nossos erros. Nos faculta a lei da vida, de colhermos sempre exatamente aquilo que plantamos. Nos ensina que o tudo é relativo e a vida, muito mais longa do que imaginamos. Que tudo tem um porque, e embora talvez por agora não o conheçamos, teremos sido muito mais felizes, se confiarmos Nele, e seguirmos as suas leis.
Ah, e eu ia me esquecendo, Deus ê tão misericordioso e bom que não esquece de nada. O manual de instruções de cada um de nós vem sim conosco. As instruções, que são as próprias leis de Deus, estão gravadas em nossa consciência. Tudo o que pai e mãe precisam fazer, é ensinar seus filhos a ler a própria consciência. Se eles vão seguir as regras ou não, vai do livre arbítrio deles. A nós, só cabe orientar e rezar a Deus que aprendam a ler rapidamente as suas consciências.
Por Cris Vaccarezza

1 comentários :

Se Ame Mais disse...

Adoreiii Cris!
Seu blog é muito bom! Fique com Deus linda! bjss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...