Doando um pouco de si

Solidariedade não tem a ver com o quanto você ganha, mas com o quanto você se dá. E dar não é necessariamente dispor de uma quantia financeira. Dar, doar, disponibilizar, pode ser de qualquer coisa de que o outro precise no momento.
Não raro percebemos que o amigo que sempre esteve contente, nesse dia não está tão ensolarado. Todo o corpo denota a falta de entusiasmo. O que custa doar um pouco de si? O que custa sentar e se fazer presente. O que custa dividir uma preocupação, dar uma palavra de conforto? Não custa nada e é um exercício da solidariedade que o Cristo ensinou. Não basta pregar as palavras do Cristo. Temos que vivênciá-las dia após dia! Esse é o caminho que leva à salvação, a caridade. É assim que o Cristo nos salva, através do exemplo. Essa é a multiplicação do pão! A comunhão da carne e do vinho.
Outro dia, um amigo me disse: Eu não sei como agir nesses casos. Nada do que eu diga vai adiantar.... Realmente, há ocasiões em que nada do que possamos fazer ou dizer, contribuirá efetivamente para melhorar a situação do outro. Nada solucionará o seu problema. A solução está fora do nosso alcance. Mas a solidariedade não. Uma palavra de conforto, melhorará seu ânimo. Um abraço carinhoso, fará ele com que saiba que é importante. Todos somos importantes. Por menor que seja a nossa participação na vida de alguém, ela será fundamental como apoio nas suas lutas.
Quantas vezes você se sentiu tão solitário que tudo o que queria era um carinho sincero de alguém que apenas se importasse com você? Quantas vezes o sorriso de um desconhecido, uma gentileza inesperada salvaram seu dia quando você estava à beira de um ataque de nervos?
Interessar-se pela dor do outro não vai reduzi-la. Mas fará do outro mais forte e disposto a enfrentá-la. Reforçará a sua fé. Em quantos momentos na vida em que tudo lhe pareceu perdido, tudo o que lhe restou foi a fé? Não perca a sua fé. Ainda que o outro não compreenda o seu sorriso, sorria. Ainda que o outro não aceite o seu abraço, abrace. Nem que seja em pensamento. Se nada puder doar de si, faça uma prece. Não precisa contar a ninguém. Apenas entregue seu amigo que se encontra sofrendo nas mãos de Deus e ele estará em boas mãos.
No entanto, se além de afeto e um pouco de tempo, tiver algum excesso material, de qualquer natureza, doe também. De que adianta guardar algo que não lhe será útil? Comprou demais, já tem igual? Enjoou da cor? Não tem mais utilidade? Não deixe que se perca! Doe! Será útil a alguém.
Mesmo diante da perda há enorme nobreza na doação. Perdeu um ente querido? Doe seus órgãos! Não serão mais necessários a ele, que poderá se eternizar na vida de outrem. Ele tinha objetos pessoais como roupas, livros, discos, brinquedos. Ao contrário do que se pensa, esses itens não servirão para recordá-lo. Apenas empoeirarão e estragarão com o tempo. Dê-lhes a destinação justa. Doe. Deixe que aqueçam divirtam, enfeitem outras pessoas. Você não estará profanando a memória do que se foi. Ao contrário, estará dando à sua vida, um sentido maior de eternidade.
Há pessoas que sentem-se seguras em guardar, em reter. Para se um dia precisar...Não percebem que a energia é força que precisa circular. Tudo na vida passa, é mutável, circula. Reter matéria estagna a vida. Não pense em precisar um dia. No momento nada lhe falta. Pense em quem precisa agora. Desapegue. Doe!
Não espere ter muito para doar. Doe o que tiver no momento. Doe afeto, doe carinho, doe atenção, doe palavras, doe tempo, doe um abraço. Não se furte à oportunidade de ser útil. Não imagine que se não pode fazer muito, não adianta fazer nada. Doe. Há coisas que quando doadas só se multiplicam. O amor é uma delas. Não tenha medo de amar. Amar sobre todas as coisas. Amar sem receber nada em troca. Apenas doar, de si, o que há de melhor.
Um dia perceberemos que não há minha família ou sua família. Somos todos irmãos. Que a dor do outro, se não é minha agora, poderá um dia me acometer. E que nesse momento apenas um abraço já seria de grande conforto. Nesse dia, a terra deixará de ser um lugar onde o mal impera. Apenas pela ausência do bem. Seja a mudança que espera para o mundo. Comece doando um pouco de si.
Por Cris Vaccarezza

0 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...