A reedição do velho mito da caverna

O pior cego, é mesmo aquele que se recusa a enxergar! É chocante, como as pessoas se recusam a ver, quando a visão à sua frente vai mobilizá-las a modificar velhos hábitos! Quando a constatação de uma verdade, por mais óbvia que seja, vai forçar alguém a mudar uma atitude automatizada e deletéria, é incrível como esse alguém recusa-se a ver!
É o velho mito da caverna de Platão. O ser humano continua preferindo viver nas sombras da ignorância, protegido, trancado em sua caverna subterrânea, vivendo das sombras projetadas na parede e temendo-as, a sair para a luz e conhecer a verdade. É uma gente que não questiona nada, que não pensa. Que aceita pronta toda e qualquer verdade imposta e a toma como se fosse a um axioma insofismável.
Acho incrível, como a sociedade tolera a banalização da sexualidade, o deitar-se com todos a todo momento, como se intimidade fosse artigo em extinção. Acha normal a erotização de crianças nas danças e imitações precoces do universo adulto, segundo os ditames da moda e da mídia. Acha corriqueira a degradação feminina nas músicas de sucesso, onde xingar as mulheres, submetê-las a atitudes humilhantes, tratá-las como objeto leva aos primeiros lugares das paradas das rádios populares do Brasil a fora.
Mas fazer campanha de saúde, ensinado a usar camisinha é ofensivo! Fazer campanha educativa, explicando o que são DSTs é incentivo ao sexo. Usar recursos visuais, divulgar fotos de doenças às quais todos estamos expostos por causa dos excessos, isso é chocante!
Ora deixemos de hipocrisia! A sociedade apodrece, com valores distorcidos. Vive em um mundo fútil que valoriza o irreal, uma beleza estéril, padrões de beleza corporal que conduzem jovens à anorexia, e à bulimia! Defendem nas passarelas modelos raquíticas como se fossem a alta expressão da elegância. Condenam padrões de beleza alternativo. Cultuam o luxo, o consumismo, a vulgaridade. Cultivam os excessos, a prodigalidade muitas vezes o ócio (não o criativo de Domenico De Masi) como ideais de vida. Nem percebem a montanha de lixo que produz, com seu consumo desenfreado e com suas ideias negativas e poluídas. E querem criticar o que?
É uma sociedade que vive presa em sua caverna de ilusões e medos. Investindo fortunas em uma falsa sensação de poder, em busca de valores cada vez mais materialistas e vazios. Que busca uma felicidade mercantilista e um prazer de shopping center. Que se anestesia em barezinhos, e outras coisitas menos lícitas pois não consegue encarar o espelho e ver o Narciso distorcido, pelas escolhas inúteis. É uma sociedade cosmética que evita envelhecer e busca ser o que não é. Que não procura os médicos por causa de sua saúde, mas lota as clínicas de estética e as academias. Que quando enfim paga a última prestação da centésima lipoaspiração e  do vigésimo botox, morre de um câncer que poderia ter sido perfeitamente prevenido. Ou morre embriagado no trânsito.
Até quando a ignorância permeará as classes mais "esclarecidas"? Até quando a falta de autoconhecimento permitirá que as pessoas se suicidem lentamente em escolhas insensatas? Até quando veremos a futilidade afastando filhos de suas mães, e filhas sem qualquer noção de amor próprio se entregando a bandidos em troca de drogas?
Até quando, permanecer na escuridão será mais confortável que se arriscar a conhecer a verdade? até quando nos contentaremos com dogmas, com histórias infundadas, com falcatruas monstruosas, com corruptos no poder, com a falta de solidariedade? Que falta de humanidade? Não! Falta-nos é a Divindade. Falta é fazer da centelha Divina que habita em cada um de nós, um fogueira capaz de aquecer corações congelados pelo medo, pela ganância, pelo comodismo. E gerar mudança. Provocar a evolução!
Que saber? Cansei! Não temos que nos queixar de nada. O mundo está como está por que nós somos assim! Enquanto o homem não mudar, o mundo permanecerá nessa convulsão. A cada um, conforme suas obras. Enquanto o comodismo reinar, nada vai mudar. A mudança não começa no outro, começa minha mudança de atitude. Sentar no escuro e esperar que faça-se a luz é utopia!
E pra finalizar, vou citar outro pensador grego, Sócrates, que sabiamente dizia há milênios: Conhece-te a ti mesmo! E Jesus Cristo, para mim, a personificação do pensamento: Conhecereis a verdade, e ela vos libertará! Se esconder na caverna da ignorância é inútil, os animais selvagens também tomam paragem por lá, quem sabe dia desses, um leão ou urso embrutecido qualquer, invade a sua caverna e aí, se esconder de que?
Por Cris Vaccarezza

0 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...