Fim de carnaval

Foi então que ela olhou em seus olhos. Os olhos pelos quais se apaixonara, os olhos através dos quais vira a alma dele. Através dos quais, sempre  via algo de bom, a despeito do que viam os outros.
Era fim de carnaval. E ele, o que via nos olhos dela prenunciava um longo período de incerteza longe do seu porto seguro, longe do colo amigo e querido daquela mulher. Naquele dia, seus olhos não eram olhos de ressaca, de dúvidas, de incertezas, como os de Capitú. Eram olhos de tristeza, de despedida, de esperança morta, como os de Carolina. Seus olhos tinham visto coisas demais. Não teve dúvidas. Ela o deixaria ir.
- Quando amamos alguém, temos que ser altruístas o suficiente para dar o que a pessoa quer, ela disse. Eu já te dei tudo o que tinha de melhor. Te dei meu tempo, te dei meu colo, meu carinho, te dei meu corpo, meu conforto, meu chamego, minha fidelidade, meus melhores anos de vida. Te dei esperanças quando você desacreditou. Até uma família pronta, a minha família eu te dei. Tudo por amor. Te amei demais. O tempo passou...Não tenho mais nada para oferecer que te valha. Agora, em respeito a esse amor, em nome dele e por ele, é preciso fazer essa escolha difícil. Tenho que te dar o que você necessita nesse momento. Preciso te dar a liberdade, o divórcio. Preciso te deixar livre.
Ele sabia o que isso significava. Era o fim. Ela era a pessoa mais altruísta que conhecerá, embora estivesse longe de ser a mais altruísta que existe. Mas perto do egoísmo de que ele mesmo se sabia portador, as atitudes dela chegavam a ser chocantes. E mais uma vez, ela surpreenderia. Iria deixá-lo partir por amor. Ele jamais faria isso. Nem estava certo de que aquilo era mesmo o que ele queria. Partir. Pra onde? Olhava a rua, a liberdade, olhava o lar...
- Mas eu nunca disse que quero partir, ele falou. Não quero terminar.
Ela permaneceu em silêncio. Sabia que não seria fácil para ele dar o primeiro passo e partir. Quando se passa anos em uma gaiola, qualquer um tem medo de voar. Para uns, amor é partilha, casamento é união. Para outros, é gaiola. E para ele, o casamento não era a alegria da partilha de um ninho, mas a solidão de uma gaiola.
O tempo passava e ele permanecia inerte, entre a gaiola de portas a bertas e a ilusão das asas cortadas. Alguém o teria que empurrar para fora, em busca do que ele desejava no íntimo, mas tinha medo de encontrar. Não era amor, era medo.
-Você jamais me diria isso com palavras. - Ela falou finalmente. Mas cada uma das noites que você se ausenta. Cada um dos momentos em que você sai, todos os dias, a alegria com que sais e a tristeza com que voltas. Me dizem com todas as letras o que eu preciso ouvir. Você precisa de tempo e de espaço. Precisa saber de você, antes de saber de nós. Nesse momento, o seu amor pede pra partir. E o meu, entende, e me pede pra deixar.
Sem alternativa, ele se preparou para sair, quando cruelmente um pensamento lhe ocorreu. Não pôde deixar de pronuncia-lo antes que fosse tarde para voltar atrás:
- Por que de verdade você quer que eu vá? Será que não é você, e não eu, que quer ficar solteira?
Embora tivesse ganas de gritar e atirar verdades contra ele, de fincar-lhe as unhas sob a pele, respirou fundo e fechou os olhos. Esperou que aquela lágrima teimosa caísse. Depois virou-se limitou-se a olhá-lo nos olhos ainda uma última vez e dizer:
- Porque eu sempre preferi as certezas às esperanças. Porque eu sempre optei pela fidelidade.  Porque eu vou penar muito mais que você nesse mar de solteiros, quando chegar a hora. Lembre-se de que no oceano de solidão que inunda as relações humanas, você será o desejado, a minoria, a diferença; será a isca e o anzol indo em direção ao cardume que anseia, repleto de opções. Eu serei apenas mais do mesmo. Mais um peixe nesse imenso cardume, que na pressa de devorar, ninguém se dará ao menor trabalho de conhecer. Entregue às intempéries da maré, e às malhas dos arrastões. Mas não adianta. Ainda é cedo pra você compreender isso... Apenas vá e seja feliz.
E foi assim que acabou o Carnaval.
Por Cris Vaccarezza

0 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...