Diante do espelho

De vez em quando se queixava de que era pra casar, dizia que queria ter filhos. Constituir família. Tinha esse sonho. No sonho, seus filhos eram, assim como ele, um retrato da perfeição. Gritava aos quatro ventos, que queria uma namorada. Aliás, queria a namorada, perfeita, para ser a mãe perfeita dos filhos que sonhara.
Belo, inteligente, competente e  muito, mas muito sedutor. Esse era o problema. Ele mesmo era o único que não se encaixava nos seus sonhos. Queria uma coisa, seu corpo, imperiosamente reivindicava outra. Suas palavras afirmavam querer o rumo Norte, mas suas atitudes levavam as palavras, como vento, para o Sul.
Não compreendia que o outro que desejava, não era ninguém mais, além de ele mesmo. Conscientemente, queria ter ao seu lado uma mulher que fosse o reflexo de si mesmo, que parisse miniaturas dele. Para que se visse glorioso, renascendo e revivendo dessa vez, a vida perfeita que ele sonhou e não teve.
Narciso não percebia que fora de si, jamais encontraria algo que julgasse tão perfeito. Não percebia a própria imperfeição. Por mais perfeito que alguém fosse, ele buscaria em outra pessoa, personificação ainda mais perfeita, pois as qualidades que via em si, estavam maldosamente espalhadas em diversas pessoas. Impossível reunir tantas qualidades em uma só pessoa, além dele mesmo.
E ele buscaria a imagem que idealizou do (homem) ideal em uma mulher, em um par de crianças, em uma família, e morreria velho, perseguindo a si mesmo no espelho, sem tempo para amar o que quer que conquistasse fora de si.
Solitário, como Narciso. Destinado a ser incompleto, por buscar enfim a completude no reflexo de sua própria imagem. Por buscar a sua alma gêmea no fundo do espelho. Por buscar obsessivamente aquilo que jamais passou de um reflexo, uma ilusão. Infeliz por amar demais uma miragem.
Bastaria ter olhado para os lados, para perceber a infinidade de possibilidades que tinha. Mas ele preferia permanecer hipnotizado, diante do espelho.
por Cris Vaccarezza

0 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...