Beleza funcional

A cada dia desacredito mais e mais, daquilo que é belo e ponto. Belo e pronto! Apenas belo.
A esterilidade da beleza esta cada dia mais evidente na sociedade moderna. Valoriza-se o que é lindo, que a principio é sinônimo de saudável. Pero, nem sempre! Atualmente, em nome da beleza faz-se cada loucura... Químicas, físicas, laseres, peelings, abrasivos. Tudo em nome da perfeição.
Possível? Improvável. Quando todos os sucessos forem alcançados, será que não há de se apaixonar justamente por alguém que não valorize nada disso?
Efêmero demais! Vale a pena investir dias, anos, rios de dinheiro em coisas que não vão durar décadas?
Pensemos, hoje vivemos um paradigma universal: Vivemos mais, mas ninguem quer ficar velho. Desde quando envelhecer é perverso? Desde que a sociedade veladamente discrimina os idosos. Como veladamente discrimina aquilo que não é igual, padrão, mesmidicado. Como diria mesmo Caetano? E não me canso de citá-lo: É que Narciso acha feio, o que não é espelho! Triste! Vivemos a era dos egos inflados.
Pra quê braços rijos, malhados, tórax dividido, se não servir para acolher ninguém em um abraço sincero? Pra quê seios lindos, redondos, firmes, se não servirem para alimentar uma alma, para amamentar uma vida? Que que vale uma barriga lisinha, tanquinho, dividida, se não servir para gestar, para parir, para deixar passar, seguir? De que adianta um rosto sem rugas, perfeitamente liso, se não puder ser amarrotado pelo maior sorriso que se pode oferecer ao outro? De que valem mãos macias se não puderem tocar outras mãos frias? Que que vale corpo perfeito se não puder aquecer outros corpos com seu calor?
Prefiro flacidez de sorrisos fartos, seios caídos de amor, barriga repleta de sonhos, boca cheia de frases amorosas, mãos calejadas de vontade de servir!
Vamos cair na real! Tudo muda, tudo passa. E você, queria ou não, creia ou não, também vai passar.
Chega de futilidade! Vamos cuidar dos nossos valores. Aqueles que são perenes, a beleza funcional da alma. Beleza funcional não é estática como a sua foto mais linda, aquela da moldura, beleza funcional independe de maquiagem, escova, academia, silicone ou botox. Não tem idade, não conhece limites. Divide o pão, agrega calor, acresce a solidariedade, faz funcionar o amor. Inclusive aquele que queremos que seja pra sempre. Quem quer amar de verdade, deve apaixonar-se pela mente, não pelo corpo.
Ponha o que há de mais belo em você, em favor do outro. Mais que estar belo, preocupe-se em fazer o mais bonito pelo outro.
Por Cris Vaccarezza

0 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...