Adão, a personificação de uma nação

"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente."
Eu era pequena e me contavam essa história. Deus criou o homem, e de sua costela, fez a mulher, deu a eles o Paraíso  mas proibiu que comecem a maçã, fruto do conhecimento. Ao comerem o fruto, cometeram o pecado original e foram expulsos do Paraíso.
Uma história que a principio explica, mas por si, não justifica nada. Se não vejamos cientificamente alguns fatos:
Deus criou o homem do pó e da lama. No pó e na lama realmente estão presentes os principais elementos constituintes da célula. Carbono. Soprou o sopro da vida. Adicionou ao processo gases, nitrogênio, oxigênio, hidrogênio, e a vida se fez. De forma alegórica e poética.
Proibiu de comer o fruto da arvore do conhecimento já não é tão fácil de explicar. Ele os proibiu de pensar? Prefiro ficar com o Cristo, que afirmava: "Conhecereis a verdade e ela vos libertará!"
Em seguida, avancemos no tempo, pecado original cometido, expulsos do paraiso, nascem Caím e Abel. Temos quatro seres humanos. A bíblia diz que Caím matou Abel. De onde vem o resto da humanidade? Caím se casou. Com quem, se só havia de mulher na terra a sua própria mãe? Nesse ponto, concordo com as teorias de que Adão não seria um homem. Mas uma raça. A raça adamica. Que foi uma das raças primitivas que povoou a terra e de um ponto especifico da terra, espalhou-se, juntando-se com outras raças, expulsos de territórios hostis, conquistando outros territórios e expandindo-se crescendo e multiplicando.
Talvez, de tudo isso, o mais importante a recordar, seja exatamente o final da citação:"E o homem passou a ser alma vivente" sim, alma vivente, pois a vida reside na alma que lhe dá sentido, não no corpo, perecível que lhe serve provisoriamente de morada.
Isso seria uma forma mais inteligente e aceitável dos textos alegóricos da bíblia, que não pode ser interpretada ao pé da letra.
Por Cris Vaccarezza

0 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...