Ensaios sobre o casamento

Até que a morte os separe... Ou o tédio, ou o alheio, ou a maledicência, ou a televisão, ou a internet, ou os reveses da vida, ou a sensualidade, ou a carne que é fraca, ou... É, a morte esta enfrentando uma concorrência e tanto!
Casamento tem uma conotação de obrigação, que vem levando a cerimonia mais para o campo do espetáculo, do sonho se princesa, do ritual, do que da confirmação do amor.
Casais casam-se pelos mais diversos motivos: o preço do aluguel, sair da casa dos pais, namoro longo, tesao, medo de perder, vontade se ter filhos, orgulho, medo da solidão, medo de ficar pra titia, inveja da vizinha, vontade de ficar rico. Todos os motivos que se possa imaginar, menos vontade de envelhecer, cuidar do outro até o fim. Casam-se por todos os motivos, menos o amor.
Os resultados estão claros em todas as estatísticas: aumento do número de divórcios, redução no número de casamentos, aumento do número de solteiros, casais que não se entendem em torno do que querem de verdade pra suas vidas. Tudo em nome de dogmas antigos, de letras mortas, da falta de intimidade entre os casais, e, da consequente falta de dialogo entre eles.
Casar-se significa unir-se em nome de um amor maior, construir, edificar, criar vínculos, juntos. Não porque manda um ou outro sacramento, um ou outro sacerdote, mas porque pede o seu coração.
Antes de casar, olhe para a pessoa ao seu lado. Você a ama de verdade? Você conversa com ela? Sobre todos os assuntos? Abriria mão da sua vida por ela? Seria capaz de abrir mão de qualquer outra pessoa, para estar ao lado desta? Gostaria de ter seus filhos com ela? E de cria-los ao lado dela? Você já imaginou a pessoa que esta ao seu lado envelhecendo? Ganhando peso, ficando flácida? Você já se imaginou, cuidando dessa pessoa, doente?
Você ainda está disposto a permanecer ao lado dessa pessoa até o fim? Estará disposto a cuidar dela?
Se há qualquer não, entre as suas respostas, não se case. Ao contrario, termine o relacionamento. Essa não é a pessoa certa. Esse não é o momento certo, ou você ainda não é a pessoa certa para se casar.
Casamento não é sentença de morte, mas é um caminho que deve ser trilhado a dois. Como naquela brincadeira onde o par tem os pés atados um ao outro, e tem que andar juntos para não cair. Casamento é coisa seria. Quando um dos dois não se encaixa, os passos diferentes, não levam a lugar algum, a marcha atropela-se pois um terá que arrastar o outro, e a união tropeça e cai fatalmente no divorcio.
Os casamentos não acabam no divorcio, acabam na decisão de se casar. No motivo errado. Casamento não é forca, é escolha. Não é obrigação, é opção. Casamento é doação e ninguém doa nada contra a vontade.
Ninguém deve se casar, exceto por vontade própria. Exceto por amor. Exceto por amar extremamente aquela pessoa, respeitando-a em sua individualidade, sem sentir-se dono, apenas parceiro de viagem, enquanto a viagem durar. Casamento não faz ninguém feliz, a felicidade é conquista individual. Casamento permite que essas duas felicidades individuais unam-se em prol de uma vida em comum, na formação de um núcleo familiar, berço de outras vidas igualmente felizes.
Só acho!
Por Cris Vaccarezza

0 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...