Herança

Pois toma, filho, é teu! Faze bom uso do que te delego agora. Vê, esse brilho dourado, essa luz? Pega e cuida bem dela. A cada ano que a ela te dedicares com amor, mais tempo te será acrescido às horas. Mais cada hora te valerá.
tua herança centuplica  filho. A cem pra um, a cada minuto que te dedicares a ela. Inicia teu ano de plantio com alegria e o findarás com tranquilidade.
Se te dedicares à tua herança, filho, não haverá empecilhos que te barrem os passos, pois poderás sempre encontrar um caminho alternativo. Não haverá porta que se feche para tí, pois sempre é bem vindo, quem porta uma herança como a que te entrego agora.
Só não esqueça  filho querido, que tua herança não aumentará, ou sobreviverá se não estiver sob tua atenção constante. Então vai e cuida dela.
Eis em tuas mãos, o conhecimento. Dou-te o pouco que tenho, como semente para que colhas muitos frutos. Mas não te confies no meu. Dou-te também a educação, para que ao lado da minha árvore de conhecimentos, plante também a tua. E quero, filho querido, na sombra do teu conhecimento, repousar no futuro.
Vai, começa agora mesmo, a ler, escrever, estudar. Estuda a gramática, as ciências, a matemática, as leis, a filosofia, a história, a psicologia. Estudes de tudo um pouco. Tenha fome, seja ávido e serás feliz.
Se te fizeres mestre no conhecimento, na polidez, na moral e na educação, viajarás pelo mundo, e serás pleno, rico, senhor! Serás milionário, filho! Pois todo aquele que ilumina é bem vindo. Jamais ficarás pobre. Tua herança é invisível aos olhos de cobiça dos homens. Eles jamais te poderão roubar. A educação é uma conquista que só se alcança pelo esforço pessoal.
Educação. Foi a melhor herança que recebi e é a que vou deixar. A única que não causa briga, polêmica, nem bá-fá-fá!
Por Cris Vaccarezza

0 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...