Piegas

Eu fico invocada com essas definições de ser ou não ser piegas, de parecer piegas, de se sentir piegas! Mas ora bolas, afinal o que é ser ou não piegas? Segundo o dicionário informal da língua portuguesa. Piegas é aquilo que apela excessivamente para o sentimento. Aí danou-se! E eu, que sou 99% sentimento, sou o que então, se não for piegas???
Mas que mal tem ser piegas, afinal? Será que o mundo já não anda pragmático demais? Acho que está faltando gente que seja piegas! Estamos nos tornando seres tão práticos, que estamos quase autômatos. Feitos aos batalhões: Todo mundo veste isso, todo mundo bebe aquilo, todo mundo come aquele prato. O Up é isso, o In é aqui. Se você não é in ou up, está automaticamente off. Todo mundo igual, como se criados em série. Numa linha de montagem.
Ninguém mais quer falar sobre sentimentos. Ninguém mais quer ter sentimentos porque ter sentimentos, dói. E por acaso, não ter sentimentos, não dói? Claro que dói. Sentimento não é sabonete que você possa olhar na prateleira e escolher hj o tipo e a quantidade que quer usar. Sentimento existe e pronto. Ou não existe e pronto também. Porque tem gente que simplesmente não tem sentimentos, e tudo bem!
Hoje em dia, ninguém mais se comove com nada que não seja multi, pluri, mega, in ou up! É com se down não existisse. Mas existe. É que vivemos pilhados demais, estressados demais e anestesiados demais. Drogados mesmo! Queremos que as Dopaminas, endorfinas e Serotoninas estejam sempre circulantes em nossa corrente sanguínea  encharcando o nosso cérebro.
Ninguém quer ter tempo pra chorar. Todo mundo anestesiado. Todo mundo viciado em tudo o que virtualmente me conecta aos outros e me desconecta do mundo real. E tudo isso por que? Porque não queremos ter tempo para ouvir os sentimentos. Não queremos ter tempo para ser ainda mais piegas?!
Precisamos repensar. O problema não está com os nossos sentimentos. Ser piegas não é crime. É só um jeito nais sensível e emocionante de ser. O que precisamos mesmo é ser mais tolerantes com os piegas. Eles dão voz aos próprios sentimentos. O medo que dá, nos que se dizem avessos à pieguice, é que isso contagie o piegas que há em cada um de nós; Rache o dique do sentimento, e o castelo inteiro venha abaixo, deixando à mostra o nervo exposto que teima em doer... E haja anestesia!
Por Cris Vaccarezza
15/01/2013

0 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...