Ditadura, nos olhos dos outros é refresco?


Até agora não entendi o motivo de tamanha hostilidade contra alguém que está tentando defender a liberdade de expressão em um país mundialmente conhecido pelo regime ditatorial, pelo controle à informação e cerceamento dos direitos humanos.
Fiquei triste de ver a minha cidade sendo apresentada mais uma vez como um lugar violento, hostil e dessa vez também, intolerante.
Respeito sempre! As pessoas tem o direito de se expressar. Inclusive os manifestantes. Mas acredito que antes é necessário ouvir o que o outro tem a dizer.
Protestar contra que? Conta o direito da dissidente se expressar? Traidora? De quem? Da ditadura?
Será que Cuba é uma democracia e os EUA inventaram no pentágono uma farsa de que Fidel seria um ditador? Será que a CIA espalhou esse boato?
Ora, pelo amor de Deus, todo mundo sabe que Cuba tem sérias restrições à liberdade individual. Inúmeras pessoas já perderam a vida tentando cruzar em pequenos barcos, o Golfo do México, um trecho infestado de tubarões, que separa Cuba dos EUA, em busca de melhores condições de vida. O governo cubano já foi inúmeras vezes acusado de violações aos direitos humanos, incluindo tortura, detenções arbitrárias, julgamentos injustos e execuções extrajudiciais (também conhecido como "El paredón"). A Human Rights Watch acusa o governo de "reprimir quase todas as formas de dissidência política" e que "aos cubanos são sistematicamente negados direitos fundamentais de livre expressão, associação, reunião, privacidade, movimento e devido processo legal."
Isso tudo é ato difamatório dos EUA? Não saberemos jamais, se não pararmos de calar os outros antes de ouvir. Se tivéssemos ao menos ouvido o que a blogueira tinha a dizer, talvez estivéssemos mais esclarecidos sobre o assunto. E pudéssemos avaliar com mais isenção, sendo menos parciais.
Por outro lado, Cuba tem 98% da população alfabetizada, uma expectativa de vida de 77 anos e uma taxa de mortalidade infantil invejável. Cuba tem avanços maravilhosos, principalmente no campo da saúde.
Isso é o básico que todo mundo sabe, ou deveria saber sobre Cuba e seu regime ditatorial. Pelo menos é o que lembro das amadas aulinhas de história. Foi só um breve resumo, Cuba é muito mais bela e complexa que isso.
Quanto a nós, vamos agir com equilíbrio! Negar que a mulher estava dizendo a verdade é tão manipulador quanto a manipulação de que os EUA é acusado. Que democracia é essa nossa que nega a um visitante o direito de livre expressão?
E o pior. Se a ideia era calar a voz da manifestante, o tiro saiu pela culatra. O que fizeram foi dar a ela, mais vez e voz. O que no Brasil passaria tranquilamente como uma visita cultural de uma dissidente cubana para assistir a um documentário, (ninguém dá a mínima para cultura no Brasil), virou um carnaval (brasileiro adora carnaval). Agora sim, ela ganhou a importância que seu ato de coragem questionadora merecia. Bem feito!
Por Cris Vaccarezza


0 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...