Sobre Shreks e Fionas

Tenho percebido que depois que Shrek fez sucesso nos cinemas, muitas mulheres se arvoram a ser Fionas para fantasiar a vivência de um grande amor. Enquanto muitos homens justificam sua grosseria se autodenominando Shreks.
Resta saber se compreenderam os valores que os personagens tentaram retratar. O verdadeiro Shrek é o sentimento disfarçado de ogro. É a expressão da simplicidade. Para ele, a roupagem externa pouco importa. Á sua maneira, Shrek é gentil, amoroso, corajoso, generoso, altruísta. Fiona é uma mulher linda que abriu mão do fútil, do superficial, de sua imagem perfeita. Abriu mão de ser princesa, do príncipe encantado, para viver o grande amor que lhe completa. Shrek a completa por que a ama. Em minha opinião, outro detalhe importante, Fiona e Shrek estavam sozinhos quando se conheceram. Creio também que antes de qualquer coisa, é preciso estar sozinho(a) para encontrar alguém.
Usar o personagem para justificar a própria grosseria e egoísmo, e se intitular O Shrek, tipo: "Sou isso aí mesmo e quem não gostar que se exploda!" ou "Eu sou que nem o Shrek!" "Sou assim e não vou mudar por ninguém!" é covardia. Pior que isso, é ver mulheres que acham que ser tratadas como pano de chão, a base de patadas e grosserias é lindo, apaixonante e desejável.
Enfim, até para os contos de fadas, há que se ter bom senso. É bom não confundir o amor de Shrek e Fiona com sérios problemas de autoestima e fascinação por cafajestes. Para ter um grande amor, é preciso se achar digno de cuidar de um grande amor, e digno de receber um grande amor!
Para terminar, como dizia Vinícius:
"Para viver um grande amor, preciso
É muita concentração e muito siso
Muita seriedade e pouco riso
Para viver um grande amor
Para viver um grande amor, mister
É ser um homem de uma só mulher
Pois ser de muitas - poxa! - é pra quem quer
Nem tem nenhum valor
Para viver um grande amor, primeiro
É preciso sagrar-se cavalheiro
E ser de sua dama por inteiro
Seja lá como for
Há de fazer do corpo uma morada
Onde clausure-se a mulher amada
E postar-se de fora com uma espada
Para viver um grande amor."
Acho que os verdadeiros Shrek e Fiona, devem ter lido Vinícius de Moraes. Os fakes apenas pensam que leram, ou nem isso!
Por Cris Vaccarezza

1 comentários :

ricardo disse...

Quanto mais leio seus textos mais me delicio com a clareza das suas abordagens, coloridas pelo toque literário que as envolve. Um assunto aparentemente banal "cresce" e toma dimensões profundas que me fazem pensar... Hábito muito raro hoje em dia... Adorei !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...