E o tijolo da crítica, o que constrói?

Nada mais gratuito e sem valor que aquilo que é achado. Achado, já se sabe, não é roubado. Mas tampouco é comprado, por tanto, não tem lá muito valor.
Deve ser por isso que os críticos de plantão agora aventuram-se por todos os campos, normalmente desvalorizando e desqualificando aquilo que mal conhecem. A idéia que sequer compraram, e que por tanto, para eles, nada vale. O sonho que não sonharam é por tanto é ridículo, pobre ou inadequado.
Dizem: Ah, quem é essa? Só a vi uma vez, nada sei a seu respeito, não calcei seus sapatos, não segui seus caminhos, mas sua atitude me parece ser menos isso ou aquilo. Aquel'outro, quem é? Nunca o vi mais gordo ou magro, mas acho que seria melhor se adotasse essa ou aquela postura.
Outro dia, ouvi de apresentador de tv uma frase marcante. "Como é fácil a vida do crítico!" Realmente, quem critica, raramente constrói alguma coisa de seu. Raramente constrói algo além de muros de discórdia com as pedras que atira. Mais que isso, suas pedradas preconcebidas podem desacreditar alguém e fatalmente destruir toda uma sementeira de planos, apenas com suas palavras muitas vezes embasadas num mero achismo, numa simples impressão. 
E que impressão negativa um julgamento precipitado pode deixar. Pode adiar um sonho, abortar uma tentativa, a preço de nada, de uma opinião qualquer de alguém que nunca tentou. Acho injusto. E se é para ser justo com tanto achismo ruim, me permitam também criticar.
Longe de mim querer gerar polêmica,  afinal, esta também é apenas a minha opinião. Mas nela, está embutida uma campanha pela busca de espelhos, em vez de janelas. Uma campanha para que achemos menos, conheçamos mais, critiquemos menos, encorajemos mais, julguemos menos, amemos mais. Busquemos mais a trava em nosso olho, que o cisco no do vizinho. A vida é via de não dupla e na volta, pode ser para nós que apontem os dedos do achismo e os olhos da invigilância.
Critica sem conhecimento de causa, não é grafite, é pichação. Como dizia o poeta, mais amor, por favor!
Por Cris Vaccarezza

0 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...