Juramento de quem mesmo?

Eu fico indignada com a situação da saúde nesse país. Procura-se uma vaga para atendimento, só no início do mês para marcar, entra-se em contato no primeiro dia do mês, só no dia 30. Não, eu não estou falando da fila do SUS (direito de todos, dever do Estado), estou falando do atendimento por convênio, que se oferece como um dos melhores, que credencia médicos e outros profissionais de saúde e os oferece como troféus em seus Guias médicos, e saem por aí, a captar milhões de associados que pagam para sair da inexorável e infindável fila do SUS. Fazem isso, em geral, com a promessa de atendimento de qualidade, vasta rede credenciada, a preços razoáveis. Bem, razoável é uma definição ampla. Mas pela saúde fazemos tudo não é? 
Então assinamos contrato, cumprimos carência, e quando vamos exigir o nosso direito, evasivas. Só há evasivas! Volte outro dia, marque na próxima semana, já tentou o médico tal? Isso, quando o tal médico que está registrado no convênio como especialista naquela área, efetivamente atende ao paciente. A primeira pergunta das atendentes é: Paciente novo? Não estamos mais atendendo a pacientes novos, ou não estamos mais atendendo para consulta. Apenas para cirurgia! Onde já se viu, cirurgia sem consulta prévia? No Brasil! No Brasil, de tudo há! Quando o médico efetivamente atende pelo convênio, vaga só para o meio do mês que vem! Mas tem que marcar, e conseguir marcar, bem, aí só no início do mês seguinte! Nada feito, não há vagas!!
Que país é esse? Eu me pergunto! Eu, que não participei de licitação fraudulenta, que não faço parte do "Petrolão", que não enfiei a mão no bolso de ninguém, e vivo do que produzo, que trabalho e cumpro horários e que quando atendo alguém, busco ter em mente que à minha frente, está um ser humano que sofre e necessita de atendimento, e não um punhado de dinheiro!! Eu me pergunto, até quando???
"Ora bolas, meu caro paciente, seu convênio paga pouco", disse o doutor! Concordo! Então não aceite ter o seu nome citado entre o rol dos que atendem, se você efetivamente não atende pela droga do convênio! Isso obrigaria a uma revisão na tabela, o credenciamento de novos profissionais que queiram ou precisem atender. Sim! Por que nesse país, tudo é muito mais na base da necessidade, do que da vontade. Faço porque preciso, e não porque quero ou porque gosto.
Já a sumidade do convênio, deveria ter a honestidade de não fazer propaganda enganosa, postergando indefinidamente a necessidade alheia, em busca de uma vaga fictícia. Iludindo com promessas de atendimento por médicos que efetivamente jamais atenderão ao usuário do convênio. A menos que este tenha a sorte ou a clarividência de adivinhar o dia coreto de marcação da consulta, ou vença uma verdadeira maratona para ser um dos primeiros a marcar. Desculpem, meus caros, não tenho o dom da clarividência, ou já teria previsto os números da Mega-Sena e ido morar em outro país que se respeite. Bem como não sou atleta, ou seria ao menos respeitada por meu talento. Sou uma brasileira. Mais um cidadão comum, que trabalha e paga impostos e que não quer ter nenhum direito a mais, além dos garantidos a qualquer outro brasileiro que pague as suas obrigações em dias, no caso, o boleto do convênio!
Mas há uma lógica perversa por trás desse processo, o objetivo subliminar de tudo isso, é que você se canse de mendigar os seus direitos, e faça a famosa pergunta à atendente: Minha filha, pra quando é que você tem vaga particular? Só um momento, senhora! Hum deixe ver, particular temos para amanhã, senhora!! Quanto é a consulta? Pode marcar! Vou fazer esse sacrifício em nome da saúde! Bom para o doutor, que diz que atende pelo convênio, mas nunca disponibiliza vaga ao usuário; bom para o convênio que não tem que pagar pelo atendimento, e ganha sem ter que gastar, e por aí vai... 
E é disso que o sistema do egoísmo se alimenta, da necessidade, do desespero, da urgência alheias. O objetivo é um só, ganhar, ganhar, ganhar... Que importa se o bebê sente dor? Que importa se a mulher vai parir na porta do hospital? Que importa se o idoso vai morrer na maca da ambulância sem os primeiros socorros? Que me importa? Importa o meu lucro! É por isso que trabalho. É só por isso! Porque não é a saúde da sua mãe!! Por que não é a saúde do seu filho!! Só por isso! 
Nada contra quem trabalha e ganha honestamente, mas tudo contra parecer o que não se é! Não atende? Não aceite novos associados. Só atende particular? Ótimo! Acho até um status: Dr. Fulano só atende particular! Parabéns! Estudou, se esforçou, é competente, mérito seu!! Mas deixe isso claro, inclusive para o convênio! Tire o seu nome da lista! Não faça o usuário de idiota!!
Digo e repito que certas coisas deveriam ser a base de outras tantas. Deveriam, mas não são. Em se tratando da medicina, essa ciência tão nobre, creio que a leitura do juramento de Hipócrates, deveria ser aplicada desde as cadeiras de Anatomia e Fisiologia, e não decorada às pressas, apenas pelo orador da turma na véspera da formatura. Medicina de grupo deveria ser exercida com responsabilidade. Medicina é sacerdócio! Medicina é ter e prover saúde ao corpo e paz para o espírito. 
Paz de espírito, pra que? Juramento de Hipócrates? Talvez devesse passar a ser chamado de Juramento de Hipócritas. Sem dinheiro, nada feito, sem convênio nada feito! Ih! Pior, com convênio também, nada feito! Filho? Pai? Mãe?! Adiem suas dores para o mês que vem! Atendimento que é bom, nada feito!! Indignada!!
Por Cris Vaccarezza

0 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...